quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Amor


Catarina Cabral

A minha rua descansa. Ainda dorme. Acordará estremunhada. Com o gato cor de cenoura. E as crianças. A minha rua silenciou-se cedo e não acordou ainda. É infantil. E todos os dias acorda para a escola. A rua que começa e acaba em calçada. Cinza. Dura. Quente e fria. A minha rua está em silêncio. E no silêncio eu. A minha rua é-me. E é. Tem cheiro a roupa lavada e a estendais coloridos. Tem Senhoras de cabelo branco e sorrisos nas palavras Bom Dia vizinha. Tem um carro. De vez em quando. Um acelerador em descontínuo. Tem-me a mim e ao da frente. Aos de baixo e aos do lado. Pedras que batem nas janelas. Gritos. Fado. Dias e noites. Sol de fugida. Ontem teve parabéns. E festa. E cantares. Música. Sardinhas. Motorizadas. A minha rua é. E eu nela vivo. Eu que nela já andei nua. Sim, ele despiu-me e eu senti-a. Na pele. No pudor de me apresentar assim. Desvairada? Vivida. Os pombos arrulham. E colam-se aos beirais e janelas. Passeia-se. Passa-se. Descem para se sentar num degrau. E conversam. Ouvimos. A minha rua é um palco. E os actores amadores. De piolhos na cabeça. E macacos no nariz. De rabos sujos e cheiros enjoativos. De meninos lavados. E quarentonas carcomidas. De escadas em madeira. E passos firmes. De janelas abertas. E convites à minha vida. Em varandas estreitas bebe-se café pela manhã. E comem-se gelados pela tardinha. Passam os dançarinos. Os que aprendem. E línguas estrangeiras. Vasos ao sol. Repousos vegetativos. Calor nas tardes. Som de chuva em pedra. Rios de água no Outono. E o miradouro em cima espreita a ponte e o sul. O adamastor enfurecido faz sombras aos cigarros e charros. A relva seca. E uma multidão ri-se e conversa. Mulheres com cabelo cor de fogo. Ondas douradas imensas. Eu de cima. Desço. E tal como o homem que tem de despir a saia eu dispo-me da rua que não é minha.

8 comentários:

  1. É muito bonita a tua rua.
    :)

    ResponderEliminar
  2. O mestre Fellini decerto gostaria do teu texto :)

    Fernando

    ResponderEliminar
  3. Olá convido te a veres o meu blog gostava de rever-te :) Bj gata
    www.cabra-nazi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Finalmente (re)encontrei-te... demorei a vir aqui, a perceber que estavas aqui, que tinhas voltado (e eu não me tinha dado conta)... sabes, agora faço tudo lentamente porque tenho muito sono, sempre. Folheei com avidez o teu blog, não consegui ler nada, percebi que não ia conseguir ler nada, porque queria ler tudo e a impaciência fazia-me saltar linhas e os olhos propeçavam em várias palavras ao mesmo tempo e de posts diferentes, num scroll frenético. desisti. agora que estás aqui, já não tenho que ter pressa, não é?

    ResponderEliminar
  5. Gostei da apresentação da tua rua, mas não gosto dela...

    Tens demasiados humanos como vizinhos... :/

    ResponderEliminar
  6. Excelente! Parabéns. Jaime.

    ResponderEliminar
  7. I like your street
    George Clyde

    ResponderEliminar